Biblioteca Cartográfica Digital

USP DISPONIBILIZA BIBLIOTECA DIGITAL DE CARTOGRAFIA HISTÓRICA

SOB A SUPERVISÃO DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, A BIBLIOTECA DIGITAL DE CARTOGRAFIA HISTÓRICA REÚNE UMA COLEÇÃO DE MAPAS IMPRESSOS ANTIGOS E OBRAS RARAS

No ano passado, a Biblioteca Digital de Cartografia Histórica (BDCH) foi criada na Universidade de São Paulo (USP). O material, cedido conforme decisão da Justiça Federal, encontra-se sob os cuidados do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) que antes pertenciam ao Banco Santos.


Map of South America (mapa da América do Sul), 1897.
Em conjunto com outras três bibliotecas digitais – Biblioteca Digital de Obras Raras (BDOR), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e a Brasiliana USP – a BDCH configura a rede de bibliotecas online da USP, que propõem atender o grande desafio de disponibilizar suas obras para um público mais dinâmico e diferenciado que buscam arquivos que antes não podiam ser manuseados e eram mantidos em seções restritas por serem raros e insubstituíveis. O que outrora caracterizava uma barreira às pesquisas, hoje torna possível massificar o conhecimento para grupos da sociedade.

As obras da biblioteca estão separadas em duas coleções: a Banco Santos e a Almirante Max Justo Guedes. Na primeira, estão cerca de 290 mapas provenientes de um grande acervo particular pertencente ao ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira – um dos maiores do mundo – tombada durante o processo contra ele pela Justiça em 2006. Já a parte integrante da segunda coleção, foi cedida pelo próprio almirante, que é considerado internacionalmente um dos maiores especialistas da cartografia luso-brasileira, e é composta por inventários cartobibliográficos manuscritos.

As pesquisas podem ser feitas em diversos ramos das ciências (demográficas, arqueológicas, lingüísticas, ambientais, etnográficas e iconográficas), além de dados e documentos técnico-científicos, todos muito bem mostrados em imagens de alta resolução que permitem a melhor compreensão das obras disponibilizadas.

A biblioteca está acessível para todos em http://www.cartografiahistorica.usp.br/.


0 comentários: