Rochas Suavizadas do Atacama

Geólogos são os primeiros a estudar a razão de algumas rochas do Deserto do Atacama serem tão suavizadas

Um estranho processo geológico está atuando em uma parte remota a norte do Deserto do Atacama, no Chile, e isso foi descoberto graças a uma indisposição gástrica de um dos estudiosos.

O geólogo Jay Quade, da Universidade do Arizona, estava passando por uma área quando uma forte dor de estômago obrigou que a expedição parasse em um local sem vida no Atacama, e que já haviam passando antes sem notar nada de diferente.

Enquanto os outros, como os geólogos costumam fazer, foram dar uma olhada ao redor, Quade foi para debaixo do caminhão para se proteger do sol. Foi quando ele notou blocos de cerca de meia tonelada até oito toneladas próximos ao caminhão: eles pareciam muito friccionadas na sua ‘midsections’.

O agente mais comum é a água – algo não facilmente encontrado no Atacama.

A única coisa em que Quade pensou foi terremotos. Por cerca de 2 milhões de anos, essas rochas estiveram sobre planícies arenosas, sendo empurradas por ondas sísmicas umas contra as outras, e suavizando as suas superfícies. Embora fizesse sentido, Quade jamais pensou que conseguiria provar isso.

Rochas de Surf

Então, em outra viagem para o Atacama, Quade estava parado em um desses blocos, ponderando suas histórias, quando um terremoto de magnitude 5,3 atingiu a região. Toda a paisagem começou a se mover e o som da moagem de rochas foi alto e claro.

"Foi um som tremendo, como a vibração de milhares de martelinhos", disse Quade. Ele provavelmente teria feito muito mais observações sobre o evento de um minuto de duração, exceto que ele estava um pouco preocupado com o bloco em que estava em pé, já que ele tinha começado a andar como uma prancha de surf.


"O (bloco) que eu estava rodou como um pião e bateu no outro bloco. Eu estava receoso que eu iria cair e ficar esmagado", disse ele. A experiência solidificou a teoria de Quade, que foi apresentada na reunião anual da Sociedade Geológica da América (Geological Society of America), em Minneapolis no dia 11 de outubro desse ano.

"Eu estava surpreso quando este terremoto veio e nos mostrou como funcionava", disse Quade.

Uma solução sísmica

Toda a história parece ser que as rochas caíram das colinas acima - provavelmente desalojada por terremotos. Elas se acumularam no banco de areia, sem outro lugar para ir. Quade compara a situação a uma estação de trem onde as pessoas estão amontoadas muito perto, esfregando os ombros como que esperando por um trem. Neste caso, os blocos foram presos na estação de centenas de milhares de anos e o trem nunca chega. Então eles é só ficam mais apertados e esfregar ombros mais ao longo do tempo.

As análises das superfícies dos blocos sugerem que eles estão lá há 1-2 milhões anos. Nessa idade, combinado com o fato de que a atividade sísmica na área gera um terremoto como esse que Quade testemunhou na média de uma vez a cada quatro meses, sugere-se que a pedra tem experimentado em média 50.000 a 100.000 horas de bater e triturar durante o seu tempo.

E os terremotos não são o único mistério sobre os blocos que é resolvido por essa teoria.

"Ele também responde a um mistério que vinha me consumido há anos: Como é que os blocos foram transportados para fora das colinas se chove muito pouco", disse Quade. "Como você pode corroer uma paisagem que está sem chuva?"



Traduzido e adaptado de Rocking discovery: Boulders rub shoulders during quakes. Disponível em OurAmazingPlanet


0 comentários: