Monazita: o mineral que vale por três


Química: Fosfato de Cério, Lantânio, Tório, Neodímio ou Ítrio.
Classe: Fosfato.
Uso: É utilizado como minério de metais de terras raras, principalmente tório, cério e lantânio. É usado também para datação radioativa.


A monazita, na verdade, deve ser classificada como três minerais diferentes, porém, como há poucas características que os diferencie, é denomidada somente por monazita. As três monazitas diferem na porcentagem de seus componentes químicos e pode ser dividida em: 

Monazita-Ce: (Ce, La, Nd, Th, Y)PO4
Monazita-La: (La, Ce, Nd)PO4
Monazita-Nd: (Nd, La, Ce)PO4

O que vai determinar com qual monazita estamos lidando vai ser a porcentagem predominante de cada elemento. Por exemplo, se temos uma monazita rica em lantânio a chamamos de monazita-La. A monazita-Ce, enriquecida em outros metais além do cério, é sem dúvida a mais abundante. A sílica (SiO4) pode estar presente substituindo alguns grupos de fosfato (PO4), mas não é necessário representar isso na sua fórmula química. O urânio também pode ser um elemento traço em algumas monazitas.


Monazita é o principal minério de vários metais de terras raras, principalmente tório, cério e lantânio. Todos esses metais têm vários usos industriais e são considerados muito valiosos. Tório é um metal altamente radioativo e pode ser utilizado como substitudo do urânio na produção de energia nuclear.

Monazita é formada em pegmatitos fosfatados, mas pode ser comumente encontrado em outras rochas ígneas, metamórficas e em veios que preenchem algumas rochas. É um mineral bastante resistente e pode ser transportado por longas distâncias a jusante de rios e pode formar depósitos até em praias. Sua alta densidade (4,6-5,7 g/cm³) facilita que forme depósitos do tipo placer.



Placers, são depósitos nos quais os elementos mais "pesados" se acumulam, enquanto os mais leves, como quartzo, são levados pela forma da água. Há um grande depósito do tipo placer na Índia que poderia suprir a necessidade mundial durante anos. 

Características físicas:

A cor é de amarelo a marrom ou marrom amarelado.
Brilho: vítreo.
Diafaneidade: Podem ser de translúcidos a opacos, mas alguns podem aparecer transparentes.
Sistema cristalino: monoclínico (2/m).
Hábito: prismático com terminações em cunha. Podem ser tabulares.
CLivagem: Perfeita em uma direção e imperfeita em outras.
Dureza: entre 5 e 5,5.
Traço: branco.
Minerais associados: apatita, columbita, zircão, fergusonita, samarskita, feldspato, quartzo, euxenita e biotita.




Fonte: Galleries


0 comentários: