Vale abre vagas em especialização para engenheiros e geólogos

Estão abertas as inscrições para o Programa de Especialização Profissional 2012 da Vale. Este ano, são oferecidas pós-graduação em três modalidades distintas: mineração, ferrovia e porto. São 103 vagas, divididas em quatro turmas, que terão início em julho. Os interessados podem se inscrever, até o dia 30 deste mês, pelo site da empresa.
Para se candidatar, o profissional deve ter se formado entre julho de 2009 e julho de 2012 em um dos seguintes cursos de engenharia: elétrica, mecânica, produção, ambiental, civil, entre outros. Para a pós-graduação em mineração, também serão aceitas inscrições de profissionais formados em geologia.

O objetivo do programa é especializar profissionais recém-formados nas áreas de negócio da Vale para suprir a crescente demanda por mão de obra especializada, explica a gerente de Recrutamento e Seleção da empresa, Renata Romeiro.

Geólogo Breno Santos descobre a jazida de Carajás.

As vagas estão abertas para profissionais de todo o Brasil, que precisam ter disponibilidade para morar nos locais onde acontecerão as aulas teóricas e práticas, além de nível de inglês intermediário. Haverá turmas de mineração em Belém (PA), dedicada a metais básicos (cobre e níquel); e em Ouro Preto (MG), para minério de ferro. As turmas de ferrovia e porto serão realizadas em São Luís (MA).

É a primeira vez, nos cinco anos do programa, que a Vale oferece uma especialização em metais básicos. A empresa tem um projeto de cobre e uma mina de ferro-níquel em operação no Pará.

Após a análise curricular, serão aplicadas provas de inglês e raciocínio lógico. Na etapa seguinte haverá redação, dinâmica de grupo e entrevista pessoal. Todas as etapas são eliminatórias. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 4,3 mil durante os três meses do curso e, caso sejam aprovados e haja vaga disponível, serão contratados pela empresa.

Desde 2008, a Vale formou mais de 660 alunos no programa e, nos últimos três anos, o índice de contratação foi de quase 100%. A empresa pretende contratar ao longo de 2012 mais de 800 engenheiros e 70 geólogos em todo o país.

Da Agência O Globo 

Fonte: DNonline

0 comentários: